quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Para repetir 81

E a Copa Libertadores da América também começa hoje para o Flamengo! Sim, hoje, contra o Potosí foi só aquecimento.

É hora de deixar todos os problemas para trás e focar única e exclusivamente no campeonato mais importante das Américas. Atraso de salários, brigas internas, demissão de técnico, tudo isso pode atrapalhar o Flamengo nessa disputa. Porém, se os jogadores focarem apenas na competição e esquecer o resto, o Rubro-Negro vira forte candidato ao título.

Não por ter um time extraordinário que vence e convence a cada jogo. O Flamengo tá longe disso. Mas sim pelo simples fato de ser o Flamengo.

Vou reproduzir aqui uma fala do Joel Santana na entrevista concedida ontem na Argentina. Ao ser perguntado se um empate seria um bom resultado contra o Lanús, o técnico disse: "O Flamengo não joga para 0 a 0. Flamengo é Flamengo, se você já ouviu falar, você sabe. Não somos apenas um clube, somos uma nação. Toda vez que vestimos a nossa camisa, entramos para vencer. O hino já diz isso: vencer, vencer, vencer."

Um pouco clubista demais esse discurso? Talvez. Mas Papai Joel tem toda a razão! Esses jogadores tem que respeitar a camisa que vestem. É obrigação do Flamengo entrar pra ganhar em todas as competições que participar. Isso só por ser Flamengo!

A torcida está desconfiada com o time. Ronaldinho joga quando quer e o time Rubro-Negro depende muito dele em campo. Os jogadores que subiram da base campeã da Copa São Paulo ano passado são muito bons, a melhor base dos últimos anos na Gávea. Mas Libertadores é diferente. Precisa ter pegada, ser malandro, experiente.

Porém, com R10 focado, Vagner Love inspirado e com Joel ajeitando a zaga rubro-negra, o Flamengo passa a ser um time muito bom e que entra forte na briga pelo título.

Com problemas extra-campo, fica difícil vencer um campeonato tão complicado quanto a Libertadores.

Mas Flamengo é Flamengo, né amigo?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Agora vai?

Todo ano no Corinthians, o assunto é o mesmo: Libertadores.

Este ano não é diferente, a obsessão corinthiana pelo tão sonhado título sul-americano continua mais forte do que nunca.

Porém, este ano o Corinthians parece entrar na Libertadores com um time bem mais competitivo e preparado do que em outros anos. O Timão 2012 mostra equilibrio, postura tática e vontade para disputar a competição.
Além disso, aquele oba-oba que em outros anos a torcida fazia, está bem menor este ano. Talvez por terem aprendido que isso não dá certo ou talvez por esse time não ser, no papel, tão empolgante quanto os de 1999 e 2010 por exemplo.

Mas é esse "clima de paz", sem oba-oba, sem tanta pressão, com calma e equilíbrio, que pode ser a arma corinthiana este ano.

O Corinthians hoje tem apenas um jogador de grife, e ele nem está jogando. Quando estiver em forma, terá que disputar posição e agir como um jogador comum. Terá que correr, por que se não correr, não vai jogar. E jogador comum corre pra cacete quando tem que se comparar com outros melhores e quando tem uma torcida que não vaia, e sim incentiva gritando "não pára, não pára, não pára!".

O Timão não tem um Fred, um Ronaldinho ou um Neymar. Mas tem um Liédson que corre, um Emerson que corre e um Alex que corre. E no banco deles, tem um Jorge Henrique que corre MUITO, um William que corre e um Adriano que é craque e pode a qualquer momento decidir uma partida. O Corinthians tem Tite, que apesar de todas as críticas, aprendeu a ser um grande técnico e soube com maestria fazer o time jogar.

O jogo de ontem contra o São Paulo mostrou que um time não é feito só de grandes jogadores, e sim de um grande grupo.

O Corinthians tem um excelente grupo, esse grupo aprendeu a ser Corinthians e mais do que isso, adquiriu uma personalidade de vencedor. E entrando na Libertadores com essa personalidade, o gol vira um detalhe e as vitórias virão naturalmente.

O fato é que hoje, o Corinthians se mostra muito mais preparado para finalmente gritar "é campeão" numa Taça Libertadores.

Vote na enquete ao lado: Qual é o melhor time brasileiro da Libertadores?