sábado, 18 de junho de 2011

E que venha a Copa... de 2038!

Se todos os atuais padrões de organização e investimento permanecerem assim, o Brasil com certeza irá trazer para o mundo, uma belíssima Copa do Mundo!

Porém, só em 2038.

Já fazem quase 4 anos que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa de 2014, e muito pouco se fez para preparar a casa.
Para ser mais exato, hoje, há 35 meses do início do torneio, apenas 2,5% das obras saíram do papel.
A coisa é séria! Há obras com indícios de superfaturamento, estádios superdimensionados e projetos tão malfeitos que chegam a ser engraçados.
Quer um exemplo? Os responsáveis pelo estádio de Brasília se esqueceram de prever a instalação de gramado, traves, iluminação e cadeiras!

É rir para não chorar!

Se calcularmos o tempo que os estádios ficarão prontos levando em conta o ritmo atual de progresso dos mesmos, veríamos que apenas 1 dos 12 estádios ficaria pronto antes da copa.
Para visualizar melhor:


Como vimos, o Maracanã, principal estádio da Copa no Brasil, é o mais atrasado. Isso sem contar com os estádios que nem começaram a ser feitos ainda, como o Fielzão em São Paulo.

O único que mantém um ritmo de execução da obra adequado é o Castelão, em Fortaleza.

O planejamento para a Copa de 2014 já começou errada desde a escolha das sedes, que passou longe de obedecer apenas a critérios técnicos, e sim uma escolha política. Os Estados de todo o país pressionaram a CBF para entrar na festa. Quem tinha “padrinhos” mais fortes, levou.

Acha que tá ruim? Então senta que tem mais!

Ainda pior que os estádios está a situação dos aeroportos brasileiros. Apenas 6 dos 13 localizados nas regiões que receberão os jogos começaram a ser reformados. Para piorar, o ritmo das obras iniciadas é ainda pior que o dos estádios!
Recentemente, a pista principal do aeroporto John F.Kennedy, em NY, foi totalmente reconstruída. A obra levou menos de 4 meses. Já no Brasil, o tempo médio gasto para reformar um aeroporto é de 36 meses!

Quando se fala das obras de mobilidade urbana que foram prometidas, o caso é ainda mais impressionante. Das 50 anunciadas, APENAS 4 TIVERAM INÍCIO!

É revoltante a situação!
Se as obras não acelerarem 1000% a partir de AGORA, o Brasil passará por um vexame sem dimensões.

Que Deus, e o tempo, nos ajudem.

Abç.
(Fonte: Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário